quarta-feira, 15 de setembro de 2010

SARGENTO REGINA VAI SER INVESTIGADA PELA COMISSÃO DE ÉTICA

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Dickson Nasser (PSB), confirmou que encaminhará para a Comissão de Ética um pedido de investigação contra vereadora Sargento Regina (PDT), que em vídeo confirmou ter feito “negociações financeiras” para votar na Mesa Diretora da Casa e atestou que mantém contratações informais. “Vou reunir amanhã (hoje) a Mesa Diretora, mas acho que devemos enviar para Comissão de Ética”, destacou o vereador do PSB.

Segundo o regimento da Casa, a Comissão de Ética só pode abrir processo quando oficiada pela presidência. “Esse é um caso que deve ser apurado”, ressaltou Dickson Nasser.

A decisão de Nasser foi adotada depois de reunião com o procurador geral da Câmara, Adriano Souza. “Apresentei ao presidente as minutas de pareceres e será dele a decisão”, destacou o procurador.

Procurado pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE, o presidente da Comissão de Ética, Maurício Gurgel, preferiu não fazer qualquer comentário sobre o processo que será encaminhado pelo presidente da Casa. “Não estou sabendo de nada. Vou esperar o comunicado”, disse Maurício Gurgel, demonstrando nítido incomodo ao comentar o assunto.

A Comissão de Ética da Câmara Municipal tem ainda como integrantes, além do vereador do PHS, o Bispo Francisco de Assis (PSB) e Heráclito Noé (PPS).

A polêmica envolvendo as declarações da vereadora Sargento Regina começaram com a publicação de 18 vídeos no site youtube. Nas gravações, a parlamentar do PDT afirma que comercializou o voto para presidência da Câmara em Dickson Nasser trocando por R$ 10 mil em cargos comissionados.

A parlamentar também destaca que usa os 5.498 votos, obtidos na eleição de 2008, como moeda de troca para conseguir estrutura para o pleito de 2010, quando disputa uma vaga para deputada estadual.

Sargento Regina, em entrevista publicada na TRIBUNA DO NORTE, edição da última quinta-feira, confirma a troca de voto por cargo. No dia seguinte, foi a vez do vereador Heráclito Noé, inclusive integrante da Comissão de Ética, confirmou que o voto para presidente da Câmara em troca de cargo comissionado na Mesa Diretora é “normal”.

“Nunca houve segredo. Infelizmente as composições que se fazem para eleição de Mesas Diretoras são rateios de cargos. Isso é uma prática de não sei quanto tempo, isso não é novidade”, disse Noé, durante entrevista a TRIBUNA DO NORTE.

Memória

As revelações feitas pela vereadora Sargento Regina (PDT), envolvendo “negociações financeiras” na Câmara Municipal de Natal, foram externadas para o grande público, por meio do site youtube, este mês. Foram postados 18 vídeos nos quais a parlamentar do PDT afirma que “negociou” com o presidente da Câmara, vereador Dickson Nasser, R$ 10 mil. Ela revela também que só está interessada no dinheiro do senador José Agripino Maia (DEM). Sargento Regina faz acusações contra os vereadores Raniere Barbosa (PRB) e George Câmara (PC do B), a quem atribui o comando do Sindicato dos Petroleiros. O vídeo também traz trechos nos quais a parlamentar destaca que os salários recebidos pelos funcionários de gabinete não ficam integralmente com eles, são repassados para outras pessoas. As irregularidades nas nomeações dos cargos comissionados no gabinete da parlamentar já são objeto de investigação do Ministério Público. O inquérito está sendo conduzido pela promotora de Defesa do Patrimônio Público, Keiviany Senna. A investigação foi aberta antes mesmo da postagem dos vídeos no Youtube.

Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE Mary Regina admite que os 14 cargos comissionados lotados no gabinete dela e ainda os três que foram escolhidos como nomeação da Mesa Diretora contribuem “voluntariamente” para compor o salário de outras pessoas que trabalham com ela. “Onde está corrupção nisso aí? Nunca ouvi dizer que propina você recolhesse imposto de renda. Existe um acordo”, questinou ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário